Banner

Atendimento Online

Receba um resumo das notícias por e-mail
Área de Download
Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Cosméticos Naturais PDF  | Imprimir |  E-mail

A ciência já sabe muito sobre as propriedades nutricionais das frutas, inclusive o bem que elas fazem para a pele se consumidas regularmente. Mas poucos as aplicam diretamente sobre a pele, como se fosse uma máscara – mas muito mais barata do que qualquer cosmético. A fórmula é simples: bater uma porção de amora, blueberry (mirtilo), morango, cacau ou goiaba com uma colher de sopa de iogurte integral ou farelo de aveia.

“Essa máscara pode ser usada todos os dias, mas sempre à noite, como substituição do creme noturno”, diz o cosmetologista Mauricio Pupo. Segundo o especialista, algumas frutas contêm ácidos que podem manchar a pele em contato com o sol, por isso a necessidade de usá-las no período noturno. Se a máscara for guardada na geladeira de um dia para o outro, perderá a vitamina C, mas manterá suas propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento.

 

A máscara

 

O iogurte é rico em ácido lático, que devolve a acidez natural da pele, e em fatores de crescimento, que estimulam a produção de colágeno, elastina e vasos sanguíneos, que morrem com a exposição à poluição e com o passar dos anos. Com poucos vasos sanguíneos, a pele não recebe oxigênio e vitaminas, o que acelera seu processo de envelhecimento. O iogurte também ajuda a clareá-la estimulando a renovação celular.

A aveia integral consegue tirar a oleosidade da pele sem ressecá-la, por isso é indicada para quem tem pele oleosa ou mista. É rica em silício, mineral que o organismo perde principalmente depois dos 30 anos – o que deixa a pele flácida e com rugas. Quando aplicamos aveia no rosto, o silício penetra na pele, devolvendo firmeza e hidratação.

Para que a máscara faça mais efeito, tome banho e esfolie a pele antes de aplicá-la. Depois, permaneça com ela no rosto durante 40 minutos. Tire com água e algodão, apenas. O sabão remove os lipídeos e vitaminas naturais que ainda estarão agindo. Se a sua pele for seca, adicione uma colher de chá de azeite extravirgem à mistura. “O azeite é rico em vitamina E, ômega-3, 6 e 9, tem antioxidantes, clareia a pele, remove rugas, linhas de expressão e olheiras. E demora apenas 10 minutos para ser absorvido”, afirma Pupo. Segundo ele, se usado sozinho, basta uma gota para o rosto todo. “É melhor e mais barato do que qualquer cosmético”, diz.

Indica-se colocar aveia na máscara quando se tem pele oleosa ou mista.



Amora

 

Por ser vermelha, é rica em antocianidinas, as mesmas substâncias que fazem do vinho tinto uma bebida tão recomendada para quem deseja prevenir problemas cardíacos. Como antioxidante, a amora neutraliza os radicais livres que destroem as células da pele, reduz rugas e ameniza manchas. Outra vantagem é que ajuda na reposição hormonal da pele, o que interessa às mulheres que já passaram da menopausa.

Como fazer:

Bata 10 amoras para cada colher de sopa de aveia ou iogurte. A fruta congelada promove os mesmos benefícios.

 

 

 

Blueberry (mirtilo)

 

Sua coloração roxa indica que possui antocianidinas, e em maior concentração do que outras frutas vermelhas. Muito usado na Itália para prevenir a cegueira que atinge os idosos, o mirtilo tem grande capacidade de proteger as células contra os radicais livres. Aplicado na pele, e também ingerido, ajuda a melhorar a circulação e a nutrição celular, além de combater rugas e flacidez.

Como fazer:

Bata 15 mirtilos para cada colher de sopa de aveia ou iogurte. A fruta congelada promove os mesmos benefícios.

 

 

Morango


Uma pequena porção de morangos já provê nossas necessidades diárias de vitamina C. Se aplicado sobre a pele, ajuda a clareá-la, uma vez que essa vitamina impede a produção de melanina. O morango tem ação desintoxicante, que elimina os radicais livres, estimula a circulação sanguínea e deixa a pele mais macia e viçosa. Os sais minerais e as demais vitaminas irão mantê-la bem hidratada.

Como fazer:

Bata 8 morangos para cada colher de sopa de aveia ou iogurte. A fruta congelada promove os mesmos benefícios.

 

 


Cacau

 

Possui cinco vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto. O cacau (e não o chocolate) é rico em polifenóis, que neutralizam os radicais livres. Quando ingerido ou aplicado na pele, consegue aumentar a circulação sanguínea, o que melhora a nutrição das células, reduzindo rugas e linhas de expressão. Entre as cinco máscaras, é a que mais estimula a formação de novos vasos. Normalmente, dermatologistas prescrevem ácido retinoico para conseguir o mesmo efeito – mas de forma artificial e com efeitos colaterais, como irritação e manchas.

Como fazer:

Quem mora no litoral encontra a fruta fresca facilmente. Nas outras cidades, há a opção de comprar cacau em pó (100% cacau), em supermercados ou lojas de manipulação, ou polpa de cacau. Bata porções iguais de polpa ou pó e iogurte. A aveia é indicada apenas para a polpa.

 

 


Goiaba vermelha

 

É uma excelente fonte de vitamina C e licopeno, famoso por seu poder antioxidante. Se aplicada na pele, ajuda a clareá-la e a combater flacidez e rugas.

Como fazer:

Bata ½ goiaba para cada colher de sopa de aveia ou iogurte. A fruta congelada promove os mesmos benefícios.


 

 

Por Dra. Lizandra Lúcio - Nutricionista