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O verão está chegando e com ele vem sempre aquela velha preocupação: preciso cuidar do meu corpo.
Mas como controlar o peso com tantas festas de final de ano chegando junto com o verão?
Faltando apenas algumas semanas para estas festas, será que dá tempo de perder peso, enrijecer o bumbum, disfarçar as tão indesejáveis celulites ?
A resposta é sim!
Talvez, é claro, que você não consiga ficar igual àquelas belas atrizes da televisão neste curto espaço de tempo, mas dá tempo de começar a ter um estilo de vida mais saudável.
Tudo que você precisa fazer é começar a se mexer já!
Quando eu digo “se mexer”, não estou dizendo apenas em relação à atividade física, mas também, à alimentação. Afinal de contas, exercício físico sem uma alimentação equilibrada, é perda de tempo.
Para entendermos um pouco mais sobre o que isso quer dizer, basta voltarmos um pouco no tempo. No passado a oferta de alimentos era menor e a população se movimentava muito mais. Atualmente, temos uma infinidade de ofertas de alimentos e praticamos menos atividades. E essa disponibilidade de alimentos vem acompanhada com excessos de agrotóxicos, hormônios, conservantes, etc.
A conseqüência dessa alimentação é o desequilíbrio: muito consumo de gordura, açúcar e sal; e pouco consumo de vitaminas, minerais, fibras, proteínas vegetais. E esse desequilíbrio provoca muitos males à saúde, como por exemplo, obesidade, diabetes, infarto, câncer. Além de todos esses fatores deixarem o seu metabolismo mais lento, dificultando assim a perda de peso.
Em seu livro Ultrametabolismo, o Dr. Mark Hyman afirma que “os alimentos que consumimos hoje simplesmente não fornecem tudo de que necessitamos em termos de vitaminas e sais minerais. Por isso os suplementos são importantes”.
E a atividade física entra como uma forte aliada no controle de peso. Se você fizer um treinamento intervalado durante 30 minutos três vezes por semana, você pode potencializar a sua queima de gordura. Os exercícios intervalados proporcionam os mesmos benefícios do exercício aeróbio tradicional e ainda promove uma perda maior de gordura. Além disso, a variação da intensidade do exercício o torna mais agradável e menos entediante.
Mas lembre-se, atividade física e uma alimentação saudável devem sempre andar de mãos dadas. E não espere passar as festas de final de ano para tomar uma decisão, comece já!


Por Carine Tannus - Educadora Física