Banner

Atendimento Online

Receba um resumo das notícias por e-mail
Área de Download
Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Receitas de Saúde

Suco de Alface

O suco de alface é de valor essencial no organismo humano – fonte de magnésio, ferro, cálcio e potássio, contendo também pequena quantidade de fósforo. O magnésio tem poder vitalizador e benéfica atuação no metabolismo, no sistema nervoso e nos pulmões. Quanto mais verdes as folhas, mais ricas em vitaminas.
Bom diurético, por sua riqueza em ferro e outros elementos vitais, deve ser dado às crianças e até em mamadeiras para bebês. Muito saboroso quando combinado com cenoura e um raminho de salsa.


Suco de Ameixa e Linhaça

Ingredientes:

4 ameixas secas
2 colheres de sobremesa de linhaça
1 copo de água
1 copo de suco de laranja
adoçante stévia ou mel a gosto

Modo de preparo:

Coloque as ameixas, a água e a linhaça em um copo e deixe de molho por 8 a 10 horas ou durante a noite na geladeira. Acrescente o suco de laranja e bata a mistura no liquidificador, adoce e sirva imediatamente.


Suco de Cenoura

Excelente para regularizar o funcionamento de organismo. Rica fonte em vitamina A. possui também vitaminas B, G, C e mesmo K. Abre o apetite e auxilia a digestão. Deve ser usado pelas mães durante a gravidez e aleitamento. Garante juventude e vida saudável quando tomado uma vez ao dia (basta um copo pequeno).


Granola Caseira

Ingredientes:

500 g de aveia em flocos
200 g de gérmen de trigo
50 g de fibra de trigo
100 g de flocos de arroz integral
100 g de flocos de milho natural
1 colher de sopa de linhaça
200 g de açúcar mascavo
100 g de castanha do Pará quebrada
100 g de castanha de caju quebrada
100 g de coco ralado seco
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de passas
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de sal marinho

Modo de preparo:

Deixe os ingredientes bem à mão e a pia bem limpa e seca.
Derreta a manteiga e retire a espuma que aparece em cima.
Coloque a aveia e mexa por 3 minutos
Coloque os outros ingredientes e vá mexendo sempre em fogo alto.
Coloque os ingredientes na seguinte ordem:
Gérmen, fibra, flocos de milho, flocos de arroz, linhaça, gergelim, e as castanhas e o açúcar mascavo, depois de pronto coloque as passas.


Granola Diet

Ingredientes:

500 g de aveia em flocos
250 g de germe de trigo
100 g de semente de gergelim
150 g de castanha de caju, nozes, amêndoas moídas no processador, rapidamente, sem que virem pó.
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de baunilha

Modo de preparo:

Misturar todo os ingredientes e levar ao forno baixo por cerca de 40 minutos. Ao retirar do forno, acrescentar 150g de uvas passas sem caroço. Depois de frio, acondicionar em vidro fechado.
Adicione leite desnatado ou iogurte na hora de comer e... Bom apetite!


Granola

Ingredientes:

600 g de aveia em flocos
300 g de germe de trigo
150 g de gergelim
100 g de semente de girassol descascadas
150 g de nozes ou amêndoas moídas
150 g de castanha do Pará moídas
120 g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal marinho
1 colher (chá) de baunilha
3/4 de xícara de chá de óleo vegetal
300 g de uva passa preta sem sementes

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e levar ao forno baixo por 40 minutos. Depois de frio, misturar a uva passa sem sementes. Guardar em pote tampado.


Molho Pesto

O clássico molho de manjericão, parmesão, pinólis, alho e azeite de oliva é uma delícia (por isto, é clássico!), mas, não podemos fazer pesto com outras combinações de ingredientes? Se você utilizar a base do preparo de um pesto - uma erva fresca, nozes e azeite - é fácil de criar outras misturas interessantes e saborosas.
Apresentamos 3 sugestões diferentes para o preparo do pesto. Você pode servi-las com quase tudo: aperitivos, vegetais, massas, pizza!


Refogado de Cevadinha

1 dente de alho, salsinha picada, 1 xícara de chá de cevadinha em grão cozida, 2 colheres de sopa de shoyu. Doure o alho em azeite, acrescente o shoyu e a cevadinha cozida. Deixe apurar um pouco para tomar gosto e sirva coberto com salsinha.


Empadinha de Arroz Integral

2 xícaras (chá) de ricota esfarelada, 1 xícara (chá) de farinha de arroz integral tostada, 2 colheres (sopa) de óleo de girassol, 1 colher (sopa) de água gelada. Recheio de sua preferência. Misture os ingredientes da massa. Abra-a diretamente nas forminhas untadas com os dedos e recheie. Cubra com um pouco de massa e asse em forno médio.


Risoto de Arroz Integral

1 xícara (chá) de Arroz Integral 2 xícaras (chá) de água Sal moído 1 dente de alho amassado 1 cebola picada 1 tomate picado 2 cenouras picadas 1 pimentão vermelho picado 100g de ervilhas cozidas azeitonas picadas

Modo de preparo:

Refogue o alho, a cebola e o tomate na panela de pressão. Acrescente o arroz previamente lavado, com uma pitada de sal. Tampe a panela e, quando chiar, diminua a chama e deixe cozinhar por 20 minutos. Cozinhe noutra panela as cenouras, azeitonas em água ou leite de soja, com temperos de sua preferência. Quando estiver cozido, junte o pimentão, as ervilhas e uma pitada de sal, por mais 5 minutos. Junte este molho ao arroz, misture e sirva. Rendimento: 6 porções.


Cookies de Aveia e Flocos de Coco

2 xícaras (chá) de aveia em flocos 1 xícara (chá) de açúcar mascavo ½ xícara (chá) de manteiga derretida ½ colher (chá) de sal moído ½ xícara (chá) de farinha integral de trigo 2 ovos ½ coco ralado 1 colher (chá) de baunilha Misture todos os ingredientes, faça bolinhos achatados e leve a assar por 30 minutos em forno moderado (tabuleiro untado). Rendimento: 30 unidades.


Torta de Banana

2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos 2 xícaras (chá) de farinha integral 1 xícara (chá) de açúcar mascavo ¾ xícara (chá) de óleo de milho Misturar os ingredientes secos e acrescentar óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. 800g de banana nanica madura 80g de ameixa preta 2 ovos ½ xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo Canela em pó Numa forma refratária, dispor metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cobrir com fatias longitudinais finas de banana, uma ao lado da outra, polvilhando canela e ameixa picada. Colocar o restante da massa e mais uma camada de banana. Despejar por cima uma mistura do leite, ovos e açúcar. Assar em forno médio por 20 minutos e depois baixar a chama, até dourar. Rendimento: 24 porções.


Biscoito de Aveia e Mel

200g de aveia em flocos finos 200g de farinha integral de trigo 200g de farinha de trigo branca 200g de manteiga 350g de mel 3 ovos Amassar bem todos os ingredientes. Abrir com rolo numa superfície enfarinhada; cortar os biscoitos com um cálice. Assar em forma untada em forno médio por 10 15 minutos, até dourar ligeiramente as bordas. Rendimento: 40 unidades.


Soufflée de Cevadinha

1xícara (chá) de cevadinha em grão, cozida 1 ½ xícara (chá) de leite de soja 1 ½ colher (sopa) de farinha de arroz integral tostado 2 colheres (sopa) de manteiga ½ cebola, 2 dentes de alho, sal moído 2 colheres (sopa) de aipo picado 3 colheres (sopa) de parmesão ralado 2 ovos, cheiro verde picado Dourar a cebola e o alho picados na manteiga. Adicionar a farinha de arroz diluída no leite e o aipo; cozinhar. Mexendo até engrossar. Acrescentar o queijo, a cevadinha, os temperos verdes e as gemas, misturando bem. Pôr sal e incorporar as claras em neve. Assar em forma untada, em forno médio até dourar ligeiramente. Rendimento: 8 porções.


Bolacha de Nozes e Mel

125g de farinha de centeio 125g de mel 125g de nozes picadas 80g de manteiga casca de laranja em cubinhos Avelãs (opcional) Bata a manteiga e o mel, acrescentando-lhes os demais ingredientes. Coloque pequenas porções desta massa na assadeira e pressione uma avelã no meio. Asse em forno brando por 15 minutos. Rendimento: 24 unidades.


Pão de Centeio

3 xícaras (chá) de farinha de centeio 1 ½ xícaras de farinha integral de trigo 1 ½ xícaras de farinha de trigo branca 2 colheres (sopa) de mel ou açúcar mascavo 1 colher (sopa) de fermento biológico granulado (ou 2 tabletes) ½ xícara (chá) de água morna 2 colheres (sopa) de manteiga 1 ½ xícaras (chá) de água quente 2 colheres (chá) de sal moído Dissolva o fermento na água morna e reserve. Misture a água quente com o mel, a manteiga e o sal. Quando amornar, junte o fermento, a farinha branca e o centeio, misturando bem após cada adição. Coloque a farinha integral pouco a pouco, até a massa estar no ponto de sovar. Sove por 10 minutos. Deixe a massa descansar por uma hora numa tigela untada e coberta. Amasse novamente, modele os pães, cubra-os e deixe-os crescer por mais ½ hora. Asse a 190º até o fundo estar levemente tostado. Rendimento: 2 pães.


Pão de Queijo

½ xícara (chá) de farinha integral de trigo (grossa) 1 ¾ xícaras (chá) de polvilho doce ou azedo ½ xícara de óleo, 2 ovos 100g de queijo ralado (meia cura, ricota, tofú, parmesão) ¼ colher (sobremesa) de sal moído ½ xícara de leite de soja (1/2 xícara de água + 1 colher (sopa) de extrato Ferva o leite, o sal e o óleo. Despeje sobre o polvilho misturado com a farinha integral, mexendo com colher de pau. Adicione os ovos e o queijo, misturando bem com as mãos. Modele os pãezinhos redondos e leve a assar em forma sem untar. Forno quente por 20 minutos. Rendimento: 36 unidades.


Bolo de Mel

2 xícaras (chá) de farinha integral de trigo (fina) 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca 1 xícara (chá) de mel de abelhas 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo ½ xícara (chá) de água, 1 pitada de pimenta branca 2 ovos, 1 pires (sobremesa) de passas 4 colheres (chá) de canela em pó, 2 colheres (chá) de cravo moído 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio Amornar a água com o açúcar. Misturar com o mel numa vasilha, colocar os temperos: canela, cravo e pimenta. Depois que esfriar, adicionar alternadamente as farinhas e os ovos; o bicarbonato, as passas, misturar bem e levar ao forno quente em forma untada. Rendimento: 24 porções.


Pão de Maçã

2 xícaras (chá) de farinha integral de trigo (fina) 1 colher (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de fermento em tablete 1 xícara (chá) de água morna ½ maçã ralada Dissolva o fermento na água morna, misture todos os ingredientes. Faça os pãezinhos e deixe crescer por 1 hora. Leve ao forno, polvilhando canela sobre cada um. Rendimento: 4 unidades.


Kibe Natural

1 copo de trigo para kibe 1 copo de grão de bico 2 cenouras raladas 1 tomate picado Alho amassado, cebola picada Deixe o grão de bico de molho por algumas horas, cozinhe em panela de pressão com uma colher (sopa) de óleo. Escorra, reserve a água e moa sem as cascas ainda quente. Refogue separadamente a cenoura, o tomate, o alho e a cebola, acrescentando 1 colher (sobremesa) de missô quando desligar. Adicione sal. Adicione água fervente ao trigo, deixando-o hidratar por 20 minutos. Escorra, salgue, junte o cheiro verde e azeite, se quiser. Unte uma forma média, coloque metade da mistura de trigo, recheie com o grão de bico misturado ao refogado e queijo e cubra com trigo. Leve ao forno médio até dourar. Sirva em quadradinhos. Rendimento: 12 porções.


Kibe de Moranga

½ kg de moranga cozida e descascada ½ kg de trigo para kibe 1 cebola picada, sal moído ½ xícara (chá) de cebolinha picada ½ xícara (chá) de salsinha picada ½ xícara (chá) de manjericão picado (ou hortelã) 5 colheres (sopa) de azeite de oliva Coloque o trigo de molho em água morna por 15 minutos. Amasse a moranga e misture-a aos temperos e ao trigo. Asse em forma untada e enfarinhada até dourar (forno médio). Para enrolar e fritar, acrescentar um ovo e 3 colheres (sopa) de farinha integral de trigo. Rendimento: 6 porções.


Barrinha de Cereais

Ingredientes para a calda: 250 gr de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de glucose de milho, 1 xícara de café de água.
Ingredientes secos: 250 gr de fibra de trigo, 3 colheres de sopa de aveia grossa, 1 colher de sopa de semente de gergelim, 250 gr de flocos de arroz, 150 gr. de nozes ou castanha do Pará picadas.

Modo de preparo: Coloque numa panela o açúcar mascavo, a glucose de milho e a água, leve ao até o ponto de bala. A parte em uma vasilha, misture os ingredientes secos e coloque a calda por cima até formar uma bola. Coloque esta "bola" e um papel manteiga untado e vá apertando com as mãos até ficar uma barra grande com a espessura de aproximadamente 1 cm. Corte em barrinhas e embale em papel filme.
Nota: Se desejar poderá acrescentar uva passa ameixa preta ou maçã desidratada (tudo seco e picado). Para cada colher de fruta seca acrescentada, diminua a mesma quantidade de fibra de trigo


Arroz integral básico

Escolha lave bem e escorra 1 copo de arroz integral; coloque uma panela vazia no fogo e o arroz escorrido dentro dela; mexa sem parar, até que seque; quando secar, você vai ouvir um som de pipoca estourando; continue mexendo até que o arroz fique num tom dourado; cuidado para não queimar; retire o arroz da panela e coloque em um prato ou vasilha; coloque na panela ainda quente um pouco de óleo e cebola e/ou alho picados, para refogar; coloque o arroz na panela e 2,5 copos de água; tampe e deixe cozinhar em fogo médio, até secar; depois de cozido, acrescente sal marinho; deixe esfriar e coloque em um Tupeware na geladeira; ele se conserva por até uma semana;
Com esse arroz você pode fazer risotos, ou misturar com verduras, legumes, com leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico, feijão) ou oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas) picadas; na hora de fazer o arroz, procure aproveitar a água de cozimento de legumes para dar um sabor melhor e enriquecer o seu arroz; para um ar mais sofisticado, quando colocar os 2,5 copos de água, substitua Um deles por champagne.


Gengibre em Conserva

Descasque e corte o Gengibre em palitos bem fininhos, coloque-os em um vidro grande, cheio, quase até a boca. Acrescente vinagre “comum” ate encher o vidro. Acrescente açúcar até ficar agridoce. Tampe o vidro e deixe na geladeira para curtir. Colocar nas saladas junto com os outros temperos.
OBS.: Ao retirar o Gengibre do vidro utilize uma colher de plástico para que não crie uma nata branca na superfície da conserva.


Patês

Utilize como base para os patês, tanto a ricota, como o tofu, ou abacate; amasse ou bata no liquidificador, com sal marinho, variando a cada dia. Junto com alguma dessas bases, acrescente outro item que vai dar o sabor ao patê, como a seguir:

Azeitonas picadas (pretas ou verdes)
Cebola crua picada ou moída
Cebola dourada no azeite
Alho cru picado ou moído
Alho dourado no azeite
Pimentão vermelho assado, sem pele.
Atum ou sardinha com cebola e salsa
Gengibre ralado
Curry / mostarda / páprica / colorau
Ervas (alecrim, manjericão, hortelã, orégano).
Cogumelos picados com limão
Salsão picado
Erva doce picada
Pepino japonês picado, com casca.
Rabanete picado, com casca.
Moyashi cru, picado.


Outras receitas de patês:

Homus: amasse o grão de bico com tahine, cebola, azeite e sal marinho.
Abacate: amasse com tahine e azeitonas pretas picadas.
Berinjela: cozinhe bata no liquidificador com cebola, salsa e sal marinho.
Coma-os com pão integral light ou torrada integral. Para temperar os patês, utilize cebola, alho, azeite, salsa, limão, vinagre balsâmico ou gengibre ralado.


SALADAS COZIDAS

Pimentão Assado

Lave os pimentões vermelhos e amarelos e seque-os em seguida; coloque-os para assar até que a pele se estufe; retire-os do forno, puxe a pele e corte-os em tiras grossas; tempere-os com azeite e 1 dente de alho picado.


Berinjela Ou Abobrinha Assada

Corte a berinjela com a casca em pequenos cubos; coloque numa assadeira com cebola e tomate picados, passas e azeite; asse até dourar; espere esfriar e acrescente castanha de caju ou amendoim.


Tofú Com Gengibre

Corte o tofu em pequenos cubos, acrescente gengibre ralado e cebolinha picada e um pouco de shoyo ou vinagre balsâmico; polvilhe gergelim cru.


Champignon

Cubra os champignons com azeite, limão, vinagre balsâmico e salsa picada.


Ovos Recheados

Cozinhe os ovos, e deixe esfriar; corte ao meio, retire as gemas e amasse-as com Iogurte, mostarda e salsa picada; coloque essa mistura sobre as claras.


SALADAS CRUAS

Salsão Ou Endívia Recheada

Corte talos de salsão no sentido do comprimento; recheie com ricota amassada, temperada a gosto; enfeite com cubinhos de tomate ou azeitonas pretas picadas.


Repolho Roxo

Pique o repolho roxo bem fininho, com cenoura ralada; acrescente vinagre balsâmico, gengibre, azeite e passas.


Pepino Refrescante

Corte-o em rodelas bem finas, acrescente Iogurte e curry (ou mostarda).


MOLHOS PARA TEMPERAR SALADAS

Italiano

Azeite, vinagre balsâmico, mostarda, salsa, sal;
Misturar e servir gelado.


Light

Suco de tomate, vinagre balsâmico, pimentão vermelho assado e sem pele. bater tudo no liquidificador e servir gelado.


Especial

Azeite, Suco de limão, manjericão picado, alho amassado, sal; Misturar e servir gelado.


Iogurte

Iogurte desnatado, vinagre balsâmico, mostarda, cebola; Bater no liquidificador e servir gelado.


Limão

Azeite, Suco de limão, endro picado, cebola; Bater no liquidificador e servir gelado.

Tomate

Tomate sem pele, picado, manjericão fresco picado, vinagre balsâmico, água, sal. Misturar tudo e servir gelado.

Gengibre

Azeite, vinagre balsâmico, gengibre ralado, sal; Misturar tudo e servir gelado.


PRATOS PRINCIPAIS

Couve-Flor Gratinada

Coloque uma couve-flor picada e cozida numa assadeira, cubra com requeijão light, salsa e queijo ralado; leve ao forno para gratinar.


Souflê De Mandioquinha

Esprema 2 xícaras de mandioquinha cozida no espremedor de batatas; acrescente manteiga, 1 copo (200g) de Iogurte natural, sal e misture tudo.
Acrescente Três gemas batidas e misture; por último acrescente Três claras em neve. Coloque em assadeira e leve ao forno.


Lasanha De Berinjela Ou Abobrinha

Passe a abobrinha ou berinjela na chapa até dourar; Coloque numa assadeira 1 camada de abobrinha ou berinjela e por cima 1 camada de ricota amassada com queijo ralado; coloque, depois, 1 camada de tomate maduro em rodelas; continue até terminar com 1 camada de berinjela ou abobrinha; cubra com molho de tomate e queijo ralado e leve ao forno para assar.


Broto De Feijão À Chinesa

Doure 1 cebola picada com óleo ou azeite e acrescente a carne moída até cozinhar; acrescente salsão picado, pimentão vermelho em tiras, gengibre ralado, e broto de feijão e misture; tampe a panela e deixe cozinhar.


Espinafre Com Queijo E Nozes

Doure 1 cebola picada com óleo ou azeite; acrescente espinafre bem picado, queijo fresco picado, nozes e gergelim; se quiser bata tudo no liquidificador e use como recheio panquecas.


Berinjela Recheada

Corte as berinjelas ao meio e cozinhe uma a uma com um pouco de água; quando estiverem quase moles, retire e deixe escorrer num escorredor de macarrão ou papel absorvente; tire o centro delas com uma colher e misture com carne moída refogada ou ricota; coloque essa mistura sobre a berinjela, acrescente molho de tomate e polvilhe com queijo ralado; aqueça no forno. Outra opção é não retirar o miolo da berinjela ou do chuchu e cobrir com uma fatia de queijo fresco ou prato “light”, rodelas de tomate, azeite e orégano.


Bolo De Carne Ou Peixe

Misture 1 kg. de carne moída ou peixe cozido, com 1xícara. Chá de aveia em flocos finos, Um ovo inteiro, Um cebola picada e sal; coloque em uma forma e leve para assar; se quiser, acrescente gengibre, nozes ou passas;


Peixe Ao Vinho Branco

Coloque os filés de truta, salmão ou linguado numa assadeira com manteiga derretida; acrescente salsa, limão e sal; leve ao forno para cozinhar; adicione vinho branco ou champagne e volte ao forno até o molho fique mais grosso.


Tomate Recheado

Corte os tomates ao meio e retire o recheio; pique o recheio e doure com manteiga ou azeite; faça um purê de mandioquinha ou de arroz integral ou mussarela; coloque dentro dos tomates e cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar (se quiser, substitua o tomate por cebola).


Arroz Integral Com Nozes

Coloque um pouco de manteiga numa panela e deixe derreter; acrescente 1 oleaginosa picada como, por exemplo: pistache, castanha de caju, nozes ou castanha do Pará, e deixe dourar; acrescente algumas uvas passas e deixe estufar; acrescente o arroz integral cozido e misture.


Arroz Aromático

Doure o alho, manjericão e nozes no azeite, acrescentem-os ao arroz integral já cozido; no prato salpique com queijo parmesão ralado.


Alho Porró Gratinado

Corte o alho porró ao meio no sentido do comprimento; em uma panela doure a cebola ou alho na manteiga; acrescente nozes picadas ou amêndoas; jogue sobre o alho porró e leve para assar.


Alho Porró Com Manteiga E Gergelim

Corte o alho porró em pedaços de 4 cm, cozinhe no vapor (pouca água); derreta a manteiga e doure o alho picado, acrescente champagne (½ xícara de chá), ou amêndoa em lascas; acrescente o alho porró e salpique gergelim.


Espeto De Linguado

Cozinhe o linguado em cubos com água junto com legumes; coloque-os alternadamente no espeto e em seguida em uma assadeira, pincelado com azeite, vinagre balsâmico e sal marinho.


Sanduíche Light

Misture 1 lata de atum ao natural moído ou picado com cebolinha, salsa e Iogurte desnatado; coloque um pouco sobre uma rodela de tomate caqui e cubra com outra rodela de tomate, formando um sanduíche; espete um palito no centro e enfeite com 1 azeitona recheada na ponta; faça mais sanduíches com o restante.


Hambúrguer de Ricota

Amasse 1 xícara de chá de ricota fresca, junte 1 xícara de aveia em flocos finos ou farinha de trigo integral e 1 ovo batido com sal; acrescente 1/2 colher de sopa de manteiga derretida; deixe descansar por 20 minutos; forme hambúrgueres e coloque numa assadeira antiaderente; cubra com tiras de mussarela, azeite e orégano e leve ao forno por 20 minutos.


Souflê de Queijo

Misture 2 copos de leite com 2 colheres sopa de farina de trigo integral e 4 gemas; junte 1 colher. Sopa de manteiga, 1 pitada de sal, e leve ao fogo, mexendo até cozinhar; retire do fogo e bata (mexa até amornar; adicione 6 colheres sopa de queijo ralado e 4 claras em neve, misturando ligeiramente; asse em forno quente em pirex untado).

“Se o alimento é puro, a mente também será.
Se a mente é pura, o espírito será também”.
(Antiga máxima da sabedoria hindu)

Dra. Lizandra Lúcio - Nutricionista