Banner

Atendimento Online

Receba um resumo das notícias por e-mail
Área de Download
Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Emoções Vitaminadas e Bem estar
O homem urbano não carece de motivos para desencadear o estresse. Vivemos numa "montanha russa" de emoções diárias e nosso corpo aciona mecanismos para se defender, nos mandando seu "recado" claramente e de diferentes formas.

Muitas vezes, absorvidos pelas obrigações e preocupações do dia-a-dia, nosso "radar" não capta o "apelo de trégua" e, por conseqüência, casos cada vez mais freqüentes de doenças psicossomáticas, hipertensão, obesidade, transtornos de humor, depressão, ansiedade e pânico vêm atingindo homens e mulheres de diferentes níveis sócio-econômicos e idades.

Frente a este cenário epidemiológico mundial, torna-se cada vez mais iminente a escolha pessoal e o estímulo por um Estilo de Vida que privilegie a Alimentação Saudável, a Atividade Física, a Meditação, os Exercícios de Respiração, a Adoção de hobbies e as Práticas Complementares de Cuidados com a Saúde.

Vamos começar, então? Que tal "vitaminar" o corpo, a mente e as emoções??

Eduque seu Paladar para o saudável e Xô ansiedade!

As pesquisas científicas já mostraram claramente que um funcionamento cerebral saudável e equilibrado depende de quantidades adequadas de Vitaminas do Complexo B e Minerais como Cálcio, Magnésio e Selênio.

Mas atenção, não se auto-medique. O uso de suplementos deve ter o acompanhamento médico ou do nutricionista. O melhor caminho é buscar os nutrientes em sua forma mais natural, ou seja, através de uma alimentação planejada e equilibrada nutricionalmente.

"A alquimia das VITAMINAS”

B1 (Tiamina) - Atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição. É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).

Acerte nas escolhas: gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, lentilha, soja, leite de soja, farinha de soja, milho verde, cereais integrais, pinhão e farinha de trigo integral.

B3 (Niacina) - Atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.

Acerte nas escolhas: atum, carnes, leite, ovos, levedo, arroz integral e cereais integrais.

B6 (Piridoxina) - Participa da formação de energia. Atua na formação de anticorpos, hemácias e funções neurológicas normais. É também indicada no tratamento da TPM (enjôos, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e dores nas mamas). Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina.

Acerte nas escolhas: fígado, frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

B12 (Cobalamina) - É essencial ao funcionamento das células, principalmente do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas). Possui papel importante na formação da membrana que envolve as fibras nervosas, a mielina. Também ajuda no transporte e estoque de ácido fólico. Pessoas com depressão, costumam apresentar baixos níveis de B12.

Acerte nas escolhas: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

Ácido Fólico - Participa, juntamente com a Vitamina B12, na produção de neurotransmissores. Colabora na manutenção dos níveis de serotonina (neurotransmissor que promove o bem estar). Pessoas com distúrbios de humor podem apresentar baixos níveis sanguíneos de ácido fólico.

Acerte nas escolhas: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão, maçã.

"Os Mistérios dos MINERAIS "

Cálcio - Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares. Reduz sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual). Promove o bom humor. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Acerte nas escolhas: leite e iogurte desnatados, queijos magros, leite de soja enriquecido.

Magnésio - Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.

Acerte nas escolhas: soja e derivados (leite, suco, tofu), tomate, caju, peixes, espinafre, arroz integral, aveia e cereais fortificados, nozes e castanhas.

Selênio - Alguns estudos sugerem que este mineral antioxidante tem grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.

Acerte nas escolhas: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.