Banner

Atendimento Online

Receba um resumo das notícias por e-mail
Área de Download
Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Hábitos saudáveis PDF  | Imprimir |  E-mail

bike O organismo só pode se manter sadio com a aquisição e manutenção de hábitos saudáveis de vida, que incluem alimentação equilibrada, sono regular, exercícios, higiene e lazer.

 

EXERCÍCIOS

O exercício desenvolve o corpo e a mente. Sem exercício, os músculos se atrofiam; o aparelho digestivo e os órgãos de eliminação trabalham de maneira insuficiente; os pulmões não se expandem bem, nem recebem a quantidade necessária de oxigênio; e a circulação se torna lenta. O tipo e a quantidade de exercício que o corpo exige e suporta diferem de uma pessoa para outra, segundo a idade, o sexo, as condições físicas e o gosto pessoal. Os esportes de competição, que exigem treinamento demasiado intenso, não são recomendados para crianças de pouca idade; os de tipo pesado não devem ser praticados por meninas em fase de crescimento, embora sejam bem tolerados pelos rapazes da mesma idade.

O exercício deve ser divertido e agradável. Há esportes, como o tênis, o golfe e a patinação, que podem ser praticados por muito tempo na idade adulta, o que não acontece com o futebol, o basquetebol e outros. Na escolha dos exercícios e esportes, convém levar em conta seus riscos (fraturas, sobrecarga do coração etc.) e periculosidade do lugar onde serão praticados. Antes de iniciar a prática de qualquer esporte, é preciso haver um período de treinamento bem planificado e dosado.

POSTURA CORRETA

Os defeitos de postura acarretam distúrbios da saúde. A boa postura influi tanto na personalidade quanto na saúde. Uma atitude descuidada faz o indivíduo parecer negligente, além de prejudicar o desempenho de certas funções orgânicas. Para conseguir uma postura correta são fatores importantes o tono muscular e a criação de hábitos adequados. Qualquer exercício que melhore o tono muscular (esporte ou o simples caminhar) contribui para a aquisição de uma boa postura.

Quando a postura incorreta chega a causar perturbações físicas, é conveniente procurar um médico especializado, que aconselhará exercícios apropriados, uso de aparelhos para manter o dorso ereto e outras providências.

SONO E REPOUSO

O corpo humano necessita tanto de repouso quanto de atividade. A maioria dos adultos precisa de seis a nove horas diárias de sono; os jovens devem dormir mais, principalmente nos períodos de crescimento rápido. Deve-se conservar o hábito de dormir sempre no mesmo horário. A noite é o melhor período para dormir, porque sempre o ambiente está escuro e calmo.

Dorme-se melhor quando se está com roupas adequadas e cobertas apropriadas à temperatura. Durante o sono, o organismo elimina os resíduos acumulados durante o dia, os músculos relaxam, os tecidos regeneram-se e o cérebro descansa da atividade a que foi submetido enquanto o indivíduo esteve acordado. Para os que têm insônia , recomenda-se relaxar bem a musculatura. Um banho morno à noite ajuda a conciliar o sono. Não se deve ingerir drogas indutoras do sono sem prescrição médica.

ALIMENTAÇÃO

O indivíduo, que deseja usufruir de saúde física e mental além da prática do exercício físico e combate ao “stress” emocional deve fazer uma opção entre o palatável e o saudável, já que estão à sua disposição os princípios vitais de alimentação e saúde.

O “palatável”, indesejável à saúde são os ácidos graxos saturados, colesterol (carnes gordas), sal e açúcar (doces) e o desejável (saudável), indispensável à saúde, consiste no aumento dos alimentos ricos em ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas, sais minerais, fibras vegetais, cereais e frutas (KAMEL et al, 2001).

Os ácidos graxos poli-insaturados são considerados universalmente fator anti-aterogênico (aterosclerose); os mono-insaturados não possuem esta ação e os saturados favorecem o aparecimento da aterosclerose, enfarte do miocárdio (KAMELl et al, 2001).

A carne de vaca possui na sua composição grande quantidade de ácidos graxos saturados (53%) e pequena quantidade de poli-insaturados (6%) (KAMEL et al, 2001).

O peixe possui grande quantidade de ácidos graxos poli-insaturados (70 a 82%) e apenas (18 a 30%) de ácidos graxos saturados . Esta relação de ácidos graxos poli-insaturados e saturados é muito importante na composição alimentar e prevenção de doenças cardiovasculares (KAMEL et al, 2001).

O regime alimentar deve ser equilibrado e incluir proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. A hipovitaminose ou carência de vitaminas pode causar doenças, como escorbuto, beribéri, pelagra e outras. Deve-se comer regularmente e em horas certas.

Durante as refeições pode-se tomar quantidade moderada de líquidos (leite, sucos de frutas ou água). Entre as refeições principais deve-se beber bastante água, que é um regulador do funcionamento dos órgãos e necessário para a alimentação dos produtos de excreção.

O fumo tem efeitos nocivos sobre o sistema nervoso e os aparelhos respiratório e digestivo. Evitar fumar contribui, portanto, para preservar a saúde. Do mesmo modo, aquele que faz uso imoderado de bebidas alcoólicas não poderá desfrutar de saúde perfeita.

LAZER

O organismo responde às pressões do dia a dia com uma descarga de hormônios na circulação sanguínea que acelera o metabolismo, o ritmo cardíaco e respiratório e aumenta a pressão sanguínea e a tensão muscular. Submetido continuamente a essas pressões, o indivíduo entra em estado de estresse e pode apresentar problemas circulatórios, digestivos e mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios de personalidade. Para prevenir o estresse, os melhores remédios são o lazer e o relaxamento.

Entre as atividades recomendadas estão a dança, prática de esportes individuais ou em grupo, caminhada ao ar livre, meditação, ioga, leitura, palavras-cruzadas, jogos de cartas e o cultivo de algum passatempo, como colecionar selos e cuidar de animais.

Por Charles Rezende, Educador Físico, CREF: 2458-G/GO, Personal Trainer, Representante comercial de SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS. Contato: por e-mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e fone: (62) 8438-1140 / (62) 3092-4707