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Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Medida certa

Muitos se preocupam em emagrecer, outros ganhar massa muscular, essa é a luta diária que as pessoas têm com a balança.

Mas você sabe qual é a sua medida certa?
A medida certa não significa apenas uma pessoa com curvas bem torneadas, mas também, uma pessoa livre de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos, colesterol elevado, entre outras que podem ser provocadas pela obesidade.
A tão sonhada medida certa pode ser verificada de várias formas, levando-se em consideração os seguintes índices:

Índice de massa corporal (IMC): é o indicador mais simples do estado nutricional, esse cálculo não define o peso ideal, mas classifica se a pessoa está abaixo, normal ou acima do peso. Quanto mais alto seu IMC, maior seu risco de ter determinados problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), o IMC considerado Normal é entre 18,5 e 25. Esse índice é limitado por não levar em consideração fatores como sexo, idade e principalmente como encontra-se distribuída a gordura no seu corpo.

Relação cintura-Quadril (RCQ): é outra forma de identificar se você precisa ou não perder peso. Uma mulher saudável, deve ter a RCQ menor que 0,85 e um homem, menor que 1,00. Essa relação é considerada uma forma mais precisa que a do IMC, porque considera justamente a gordura que gera mais riscos para a sua saúde por tratar-se de uma gordura que recobre órgãos fundamentais do seu corpo: a gordura abdominal.

Índice de gordura corporal (IGC): É simplesmente a porcentagem de gordura que o seu corpo tem. O peso corporal total inclui os valores da gordura corporal e da massa magra (músculos, órgãos, sangue, e tudo mais). É essencial para o organismo, uma quantidade de gordura para desempenhar funções vitais, assim, uma pessoa nunca poderá acabar com toda gordura do corpo, mas sim baixar o percentual para que o corpo fique com formas torneadas e os músculos comecem a aparecer. Em geral, um percentual de gordura corporal entre 6% e 25% para homens e 12% a 31% para mulheres é considerado saudável.Este método é muito eficiente porque considera não apenas o peso como também o quanto dele corresponde à gordura.

Enfim, os métodos citados não devem ser avaliados isoladamente, quanto mais itens forem avaliados, mais precisa será a indicação de um peso saudável.
Uma boa solução para obter e até mesmo manter o peso ideal é a atividade física, desde que acompanhada por profissionais competentes. O mesmo pode ser dito em relação a sua alimentação, pois é fundamental para obter o resultado desejado a orientação de médicos e nutricionistas, pois só estes profissionais podem elaborar uma dieta que respeite o seu estilo de vida, levando em consideração suas necessidades nutricionais.

Mas o essencial é que você se sinta bem, e que faça de tudo para alcançar a medida certa sem prejudicar sua saúde.
Aqui, você encontra dicas de nutrição, atividades físicas, saúde e de profissionais qualifiicados que podem lhe orientar na sua jornada pela busca da medida certa. Encontra também o software Diário de Calorias para controlar toda sua alimentação e atividades, além de realizar todos os cálculos de IMC, IGC, RCQ, Peso Ideal, ou seja, tudo o que você precisa para contular sua saúde.


Fique em forma!
Por: Equipe Poder e Beleza.