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Autoconhecimento, autocontrole e emagrecimento (Parte I)

Quando você decide emagrecer, qual a primeira coisa que pensa sobre este processo?

Provavelmente, pensa e preocupa-se com o tipo de alimentação que deverá seguir. Está correto, pois é necessário que saibamos que alimentos escolher para emagrecer com saúde, contudo, não está claro e consciente para muitas pessoas que também existe uma questão fundamental envolvida neste processo: A reeducação cognitiva (pensamentos) e comportamental da alimentação, afinal o alimento não vem parar em nossas bocas sozinho...

 

 É notável, que a maioria das pessoas quando iniciam um processo de emagrecimento, ficam focadas no que comer, no que restringir, no valor calórico dos alimentos, na dieta que a “Déborah Secco” fez, e assim por diante, e nem sempre param para fazer uma reflexão de que o processo inicia com o foco das próprias atitudes em relação à comida.

Reeducar a alimentação requer autoconhecimento, pois só assim poderemos desenvolver autocontrole.

Passe a observar mais o que “passa pela sua cabeça” em relação à comida, “como se sente” e que “atitudes tem para com ela”. Saiba que nossos pensamentos ativam emoções e consequentemente nos comportamos, por isso aprender a identificar seus pensamentos será o princípio do autoconhecimento que te levará ao autocontrole. Vou dar um exemplo:

Pensamento: “Preciso emagrecer logo”

Emoção: “Ansiedade”

Comportamento: “Comer compulsivamente” (isso gerará nova cadeia de pensamentos, sentimentos e comportamentos, quer ver?...)

Pensamento: “Não consigo fazer R. A.”

Emoção: “Tristeza”

Comportamento: “Comer em excesso”

É isso ou não o que acontece?

E por não saber identificar esta cadeia, que muitas pessoas desistem do objetivo de emagrecer. Estas pessoas vêm devido a si mesmas como incapazes de levar adiante uma reeducação alimentar, emocionalmente se tornam desanimadas, infelizes e/ ou ansiosas e interrompem o processo.

Pois bem, a mudança começa por aí, no autoconhecimento. O autocontrole serão estratégias cognitivas e comportamentais que você descobrirá e desenvolverá para atingir seus objetivos.

Pense nisto! E aguarde que falarei mais sobre “como trabalhar com esses pensamentos sabotares”. O primeiro passo é identificá-los e o próximo é aprender a manejá-los!

Abraços!

Psicóloga Carla Cristiane Presutti – Terapeuta Cognitiva e Comportamental
www.carlapresutti.com.br
Facebook.com/emagrecendocomacabeca
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