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Atividade Física na 3ª Idade PDF  | Imprimir |  E-mail

        Durante o último século, melhorias drásticas na expectativa de vida ocorreram em muitos países no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

        O problema fundamental, advertem os cientistas que estudam o envelhecimento, é a qualidade de vida. O National Center for Statistics estimou que 15% da vida média do americano, são consumidos num estado "não - saudável" (ex: incapacidade, lesões e/ ou doenças). Entre aqueles que atingem 65 anos de idade, é previsto que 1/3 dos próximos anos remanescentes, em média, serão não - saudáveis.

        As pessoas idosas que se exercitam regularmente relatam que dormem melhor, são menos vulneráveis às doenças virais e possuem uma melhor qualidade de vida que as sedentárias. É interessante observar que muitas das alterações que ocorrem com o envelhecimento.

Recomendações:

         No treinamento com pesos, deve-se utilizar um percentual de carga relativamente baixo no início do programa (40-50% do peso máximo), cuidados com a respiração bloqueada), evitar exercícios isométricos e posição do corpo que prejudique a circulação periférica.

        Os exercícios de alongamentos, devem ser feitos no mínimo 3 vezes por semana, dando atenção especial à mobilidade da coluna vertebral, ombros e quadris.
        Consulte seu Médico.

 

Por Charles Rezende
Educador Físico