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Dieta do Coração: Obesidade e Hipertensão

Regras indispensáveis para uma dieta saudável e eficaz:

1. Dieta não significa passar fome, apenas mudança do estilo de vida e qualitativa dos alimentos;


2. Não compre nada fora da lista recomendada, o acesso ao alimento leva ao consumo exagerado;

3. A dieta deve ser familiar. Todos devem compartilhar, se possível e indicado, o mesmo cardápio;

4. Não tenha vergonha de dizer onde quer que esteja que não consome tal alimento, a saúde é sua;

5. A dieta nunca deve ser transgredida, seja em casa alheia, festas ou férias/finais de semana;

6. Procure exercer um papel educativo com os seus familiares e filhos com uma dieta saudável;

7. O peso flutuante(emagrece /engorda) pode ser pior para a saúde do que a própria obesidade;

8. Atividade física é fundamental. Procure exercitar , no mínimo 30 min dia sim/dia não;

9. Consulte o rótulo e fórmula dos alimentos, compre os com baixo teor de gorduras /calorias;

10. Não use açucar, é excesso calórico. Se você é hipertenso ou tem alguma cardiopatia evite adicionar sal aos alimentos, faz mal ao coração e à pressão.

 

-Bebidas Naturais À vontade:

Água de côco Café/chás Refrigerantes zero ou light, Sucos naturais com adoçante artificial.

- Bebidas alcoólicas 1 copo/dia:

Cerveja, Vinho branco/tinto.

-Gorduras/Óleos:

Azeite de oliva, Creme vegetal, Margarina, Óleo de girassol ,Óleo de milho, Óleo de soja, Óleo de canola.

-Condimentos A gosto:

Pimenta do reino, Alho, Limão, Salsa, Cebolinha, Vinagre, Molho de pimenta, Orégano.

Queijos 100gr/dia:

Queijo fresco, Ricota ou cotage, Mussarela seca.

Legumes/verduras À vontade:

Abóbora, Agrião, Alface, Almeirão, Berinjela, Beterraba, Brócolis, Cebola, Cenoura, Chuchu, Couve-flor, Espinafre, Pepino, Pimentão, Quiabo, Rabanete, Repolho, Tomate, Vagem.

Cereais 100g/dia:

Arroz, Feijão, Aveia, Grão de bico, Farinha de madioca.

Pães 100gr/dia:

Pão de forma, Pão de centeio, Pão francês, Pão integral, Pão italiano, Pão sírio, Torradas.

Sobremesa para quem faz dieta para perder peso:

Gelatina, Frutas cítricas, abacaxi, mamão, melão.

Peixes Substituem carnes brancas:

Pescada, Linguado, Salmão, Cação, Tainha, Bagre.

Carnes Brancas: 100 gr/dia sem pele:

Peito de frango, Chester, Peru, Carne de peixe, bife de soja.

Frutas À vontade:

Abacaxi ,Ameixa, Maracujá, Caju, Uva, Melão, Kiwi, Laranja ,Limão, Maçã, Tangerina, Melancia.

Com moderação: Mamão, Manga ,Goiaba, Bananas.

Laticínios 200ml/dia:

Iogurte natural, Iogurte desnatado, Leite desnatado, Coalhada

Ovos Somente a clara.

Proporções/dia: 50% vegetais/frutas ,30% cereais/grãos, 20% laticínios/carnes.

Motivação, vaidade, autoadmiração, saúde e um corpo belo e saudável são fatores-chaves do sucesso em tudo na vida. Fome e apetite devem ser instintos do organismo para sobrevivência saudável e feliz nunca ímpetos para orgias alimentares ou fuga para nossas angústias e frustrações. A pessoa é um ser racional e civilizado , devendo subjugar seus instintos e impulsos à razão.

 

Por Dr. João Joaquim de Oliveira - Cardiologista