Banner

Atendimento Online

Receba um resumo das notícias por e-mail
Área de Download
Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.

Cálculo de IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Verão: como bronzear a pele com a alimentação

O verão vem vindo! E, verão lembra sol, piscina, praia e, é claro, pele bronzeada! Mas pele bronzeada nem sempre é sinal de pele saudável e sim de excesso de Sol. O Sol nos proporciona a vida. Sem ele não existiria alimentos e nosso planeta seria escuro e gelado. Até durante a noite o Sol nos presenteia com a beleza da lua.

Mas, seus raios são muito fortes e a camada de ozônio que nos protege está destruída pela poluição. Os raios do Sol são os principais produtores de radicais livres da pele. Os radicais livres rompem as fibras elásticas e alteram o colágeno, envelhecendo a pele, formando rugas, causando flacidez e manchas na pele. É fundamental a proteção: filtro solar, chapéu e uma alimentação rica em antioxidantes, ou seja, substâncias que combatem os radicais livres!

Nosso corpo é capaz de prevenir a formação destes radicais livres! Para isso ele precisa de antioxidantes que nada mais são do que vitaminas, minerais e alguns tipos de gorduras (ômega 3, por exemplo). As vitaminas C e E têm ação anti-oxidante. A primeira está nas frutas cítricas, como acerola, limão e laranja. Gérmen de trigo, óleos vegetais, leite, gema de ovo, nozes e avelã, por sua vez, são ricos em vitamina E.

Já os laticínios, ovo caipira, salsa, agrião, frutas de cor laranja e amarelas e vegetais de cores verde, amarelo e laranja, ricos em vitamina A, que neutralizam radicais livres e auxilia a reprodução das células da pele.

A vitamina P tem ação semelhante à vitamina A e é encontrada no chá verde. Este alimento tem potente ação anti-cancerígena e reduz o crescimento de tumores de pele. A vitamina P também é encontrada no vinho tinto e casca de uva. A famosa dica de comer uma cenourinha antes de ir para o Sol é boa! A cenoura e outros vegetais amarelos são ricos em betacaroteno que, além de ser antioxidante, dá um tom amarelado à pele. O betacaroteno não acelera o bronzeamento, mas a coloração amarelada que dá à pele pode proteger contra os raios ultra-violeta. As gorduras vegetais também ajudam. O óleo de canola, linhaça, gergelim são ricos em ômega 3, uma gordura que defende as células de agressão!

Aproveite a imensa variedade de verduras, legumes, frutas, cereais integrais que nosso país nos oferece e mantenha uma alimentação equilibrada para entrar no verão com muita saúde e cor!


Por Dra. Lizandra Lúcio
Nutricionista