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30 motivos para fazer musculação PDF  | Imprimir |  E-mail

Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles:

1 - Cérebro
Estimula a liberação de substâncias que ampliam o funcionamento do sistema nervoso central. Com isso, proporciona sensação de bem-estar, melhora a autoestima, reduz sintomas depressivos e ansiosos, estimula o controle do apetite e diminui a síndrome de fadiga crônica (cansaço e baixo rendimento).

2 - Pulmões
Cresce a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares, melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão, tornando a respiração fica mais eficiente, aumentando o consumo máximo de oxigênio.

3 - Ossos
Exercícios regulares com sobrecargas adequadas são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea. O treinamento com pesos leva a uma mineração na matriz óssea, reduzindo os riscos de osteosporose e fraturas na velhice.

4 - Coração
Estimula um aumento da irrigação de sangue para o próprio coracão, o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para a artéria coronária (pressão arterial e colesterol), doenças cardíacas (angina, infarto, arritmia, insuficiência) e aumenta a resis-tência a esforços físicos, estresse e sobrevida, até mesmo em quem já sofreu infarto.

5 - Músculos
Estimula o crescimento e o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo e com isso fortalece a massa muscular. O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia, dessa forma auxilia no controle e na perda de peso.

6 - Vasos sanguíneos
Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL, que protege contra a formação de placas de gorduras nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial e diminui edemas, varizes e o risco de trombose.

7 - Pâncreas
Diminui a resistência à ação da insulina, favorecendo o melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

8 - Nariz e garganta
Estimula a produção de alguns aminoácidos que melhoram a ação protetora do sistema imunológico, reduzindo ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

9 - Flexibilidade
Melhora a amplitude dos movimentos sem causar danos nas articulações e nos músculos envolvidos, o que contribui na prevenção de lesões, entre elas as lombalgias.

10 - Autoestima
A prática regular da musculação aumenta a confiança do indivíduo.

11 - Capacidades Mentais
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maiores níveis de concentração e memória mais apurada.

12 - Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o "bom colesterol") no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas e reduz níveis de LDL (o "mau colesterol").

13 - Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercício resistido 30 minutos em dias alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de treino.

14 - Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas e respiratórias. A musculação bem orientada, três vezes por semana, regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

15 - Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios resistidos podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento e dependência.

16 - Estresse e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de estresse. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural. Depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

17 - Saúde cardiovascular
O trabalho de musculação ativa o sistema cardiovascular na tentativa de aumentar a oxigenação dos músculos durante os exercícios. Com esse estímulo, o coração e os vasos sanguíneos desenvolvem a capacidade de manter a contratilidade do miocárdio.

18 - Varizes
A musculação produz dilatação das veias periféricas normais, com grande benefício para a circulação do sangue.

19 - Estética
Homens e mulheres sempre buscam a estética corporal a fim de conseguir uma harmonia buscando o "belo". A fórmula mais rápida ainda é a musculação.

20 - Profilática ou Terapêutica
A musculação pode ser utilizada na recuperação de lesões musculares e na correção de desvios posturais.

21 - Recreativa
Podemos utilizar a musculação como uma atividade recreativa, na quebra de tensões, como lazer ou ainda como higiene psicossomática.

22 - Manutenção e Aumento do Metabolismo
Decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo orgânico.

23 - Diminuição da perda de Massa Muscular
Efeito esse de grande utilidade para idosos, pois no processo de envelhecimento há uma diminuição progressiva da massa muscular.

24 - Redução da Gordura Corporal
Devido ao aumento do gasto energético, e da consequente queima de calorias, ocorre uma diminuição das reservas de gordura corporal. Isso só com a musculação, então, imagine se você acrescentar uma atividade aeróbica.

25 - Diminuição das Dores Lombares
Com um programa adequado de alongamento e fortalecimento da musculatura lombar ocorre uma significante queda no desconforto lombar.

26 - Melhora do sono
Quem se exercita com musculação dorme com mais facilidade e aproveita melhor o sono. Um programa de exercícios de intensidade moderada (três vezes por semana durante 30 ou 40 minutos por dia) comprovadamente melhora a qualidade e duração do sono e ajuda o praticante a adormecer com mais facilidade. O efeito dos exercícios no sono é explicado pelo maior relaxamento muscular e a redução da tensão nervosa decorrentes da atividade tanto aeróbica quanto anaeróbica.

27 - Diminuição no risco de pedras na vesícula
Mulheres ativas correm um risco 30% menor de sofrerem cirurgia para a retirada de pedras na vesícula, em comparação com mulheres sedentárias. Pesquisas indicam que mulheres que ficam sentadas por mais de 60 horas por semana, trabalhando ou dirigindo, têm duas vezes mais chances de passar pela operação do que outras mulheres que ficam sentadas em torno de 40 horas semanais. Ou seja, mesmo pouco exercício já é melhor do que nenhum.
A musculação, quando sobre supervisão adequada, representa uma excelente opção para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, pois qualquer indivíduo pode se beneficiar dela, desde que o protocolo seja ajustado a sua realidade e objetivos.

28 - Autoimagem
Melhora da autoimagem, do auto-conceito e da autoestima fazei do com que a pessoa sinta-se mais bonita.

29 - Oxidação e gordura
Aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal (desde que acompanhada de uma dieta adequada).

30 - Condicionamento físico
Melhoria da capacidade de resposta muscular em situações de perigo devido ao melhor condicionamento físico e aumento no sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças.

 


Referência Bibliográfica:
SILVA, Bruno Ricardo Vieira da. Musculação e Nutrição - A combinação perfeita para a boa forma.1.ed.Goiânia:Liberdade, 2009.